Pedras de Minha Rua

“PEDRAS DE MINHA RUA”
Rua – Alberto Aquino Wanderley
Nascido em 07 de setembro de 1918
Falecido em 19 de outubro de 1981
Natural de Senhor do Bonfim
Nacionalidade – Brasileira
O Maestro Alberto Wanderley, assim conhecido por toda a cidade de Miguel Calmon, tinha o curso primário e foi funcionário público na função de cobrador das contas da água que vinha da serra, sob domínio da Leste Brasileira, que também usufruía desse recurso para abastecer os trens de carga, de passageiros e a famosa Maria Fumaça, toda preta, engenhosa, apitando piuí… piuí… piuí… Essa era a hora de toda a criançada descer correndo para a nossa linda Estação Ferroviária.
O maestro tinha um bom relacionamento com toda a comunidade e, com muito orgulho, regia a famosa FILARMÔNICA XV DE NOVEMBRO, fundada em 1916. Foi responsável por várias apresentações musicais nos eventos municipais, em especial da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. No carnaval, alegrava com os seus companheiros com as marchas e os frevos, tocando e encantando com o seu famoso trompete. Filho único de Tomaz Aquino Wanderley e Leotropia Maria da Conceição Wanderley, contraiu matrimônio com Irene Passos Panzu, com quem teve vários filhos: Dagoberto, Delson, Eliene, Ely, Dilson, Dilton, Alberto Filho, Eliane, Rubem e Durval.
A música trouxe grandes momentos à sua vida. Ele a vivia com uma intensidade sem tamanho e, com muita responsabilidade e talento de maestro, também regia a sua família, até mesmo quando estava em suas tocadas, observando o comportamento de seus filhos nos salões de festas da Sociedade XV de Novembro – “nada de agarradinho e nem tão pouco gafieira!” – alertava o maestro. Ele partiu e deixou a sua marca, que ficará imortalizada com o nome em uma das ruas de nossa cidade.

Transparência

Atendimento

  Endereço

Av. Odonel Miranda Rios, 45 1º andar Centro


  Horário

Segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 das 14:00 às 18:00


Telefone

(74) 3627-2121

IBDM-Modernização validator w3c
Skip to content