Pedras de Minha Rua

Nascido em – 16 de setembro de 1922
Falecido em – 15 de setembro de 1996
Natural de Miguel Calmon – Bahia

O nosso homenageado nasceu dois anos antes de nossa cidade se tornar emancipada. De fato, viu Miguel Calmon nascer, crescer e florescer. Filho de João Liberato de Moura e Joaquina Valois de Moura, teve como irmãos José, Adauto e Silvio. Pertencente à família Liberato, de origem de Palmeirinha, povoado de Miguel Calmon, casou-se com Nilzete Cardoso, com quem teve dois filhos: Noely e Almiro Júnior. Com formação superior em odontologia, atendia em seu consultório dentário, na Praça Lauro de Freitas, e também no Sindicato Rural, na época localizado na rua Serafim Barreto onde hoje funciona uma Unidade Básica de Saúde. Atravessando fronteiras, levava seus serviços à cidade de Piritiba, onde, por muitas vezes, era necessário atender até trinta pacientes em apenas um turno de trabalho. Para solucionar o problema colocava cinco cadeiras dentro do local de atendimento e anestesiava um por um, depois fazia a extração, quase coletiva, “um verdadeiro tirador de dentes”. Dr. Almiro era uma figura simpática, gostava sempre de servir à população. Político, foi prefeito de nossa cidade por um mandato e também vereador. Em seu governo, obras importantes foram realizadas, a exemplo da primeira construção da praça Lauro de Freitas, inaugurada em 11 de setembro de 1951, que tinha ao centro o busto do bem-feitor Lauro de Freitas. Além disso, foi responsável pela antiga construção do Hospital Pe. Paulo Felber e também assumiu a presidência da sociedade Filarmônica XV de Novembro, onde promoveu muitas festas. Era um apaixonado pela vida rural e pelo futebol, amante de um bom whisky e um cigarrinho nos dedos, não faltava. Almiro Liberato se candidatou a prefeito por uma segunda vez, mas foi derrotado pelo seu opositor Helenito Barreto Pinto. Pai exemplar, um profissional dedicado, uma figura ilustre, deixou em nossa cidade a sua marca e o seu legado, por isso o seu nome foi dado a uma de nossa ruas, construindo assim mais uma das crônicas que compõem as pedras de nossa rua. A rua Almiro Liberato de Moura fica localizada no bairro José Lúcio.