NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Miguel Calmon, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foi registrado no Boletim Epidemiológico da SESAB nº 56, emitido em 19 de maio de 2020, o nome do município de Miguel Calmon com um caso positivo de Covid-19 e um caso positivo de Covid-19 seguido de óbito. Em contato com o CIEVS, em 20 de maio de 2020, fomos informados que são casos distintos.

Informamos que um dos casos, já esclarecido em nota emitida pela Prefeitura Municipal de Miguel Calmon, em 19 de maio de 2020, trata-se de uma calmonense com outras comorbidades, como neoplasia e hipertensão arterial, que contraiu Covid-19 na cidade de Salvador, onde foi diagnosticada e, apesar de tratada para Covid-19, evoluiu para óbito.

O outro caso com resultado positivo trata-se de outra calmonense, residente no município de Salvador, onde atuava como técnica de enfermagem da unidade hospitalar vinculada às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), conhecido como Hospital Santo Antônio. Ela foi diagnosticada, tratada e curada na capital, em isolamento domiciliar. Ressalta-se, ainda, que essa calmonense não reside e não se encontra no município de Miguel Calmon, tendo apenas filiação e familiares nesse município.
Relatórios a respeito dos casos já foram enviados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), esclarecendo que a primeira paciente, que foi a óbito, esteve hospitalizada em Salvador desde fevereiro de 2020 e que a segunda paciente era profissional de saúde em atividade no Hospital Santo Antônio, onde houve surto de casos.
Portanto, ambas não contraíram o vírus no município de Miguel Calmon, uma vez que estavam em Salvador no período do contágio, bem como do desfecho dos casos.

A situação encontra-se em análise no CIEVS. Em breve, divulgaremos outras informações.

Miguel Calmon, 20 de maio de 2020.

José Ricardo Leal Requião
(Prefeito Municipal)

Transparência

Atendimento

  Endereço

Av. Odonel Miranda Rios, 45 1º andar Centro


  Horário

Segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 das 14:00 às 18:00


Telefone

(74) 3627-2121

IBDM-Modernização validator w3c
Skip to content