Pedras de minha rua – Leo Vigildo de Oliveira Silva

Nascido em 25 de agosto de 1913
Faleceu em 12 de maio de 2007
Nascido em Parapiranga – Bahia

Leovigildo de Oliveira Silva, ou simplesmente Seu Leó – como era conhecido por todos – casou-se com Laudelina Queiroz Silva (Dona Nenén), com quem teve os filhos Vânia, Dilma, Bebeto, Toinho, Robério e a filha de coração – Conceição. Para seu orgulho, seus filhos Toinho, Bebeto e o caçula Robério foram destaques no esporte calmonense e estadual. Seu Leó era homem trabalhador e íntegro. Foi um grande sapateiro, mas depois da vitória de Miguel Isabela para prefeito da cidade, foi convidado a fazer parte do quadro de funcionários da Prefeitura de Miguel Calmon, onde trabalhou até se aposentar. Querido por muitos, tinha uma amizade sincera com seu Didi e Lelo Pinto, ambos da rua das Flores, e também com seu Albino Mesquita da Sapataria Branca de Neve, onde sempre aparecia para um bate-papo no final das tardes. Amante do esporte, participou como goleiro de várias equipes, entre elas o ‘Palestra de Itapura’ e algumas da cidade Jacobina. Seu empenho era tão grande nos campos de futebol que terminava as partidas completamente desgastado, quase morrendo!! Atendendo a um pedido de sua mãe para deixar de jogar, ele – filho obediente –, assim o fez. Mas sua vida não se resumiu apenas ao futebol. Participou ativamente da Filarmônica XV de Novembro, a princípio como baterista, depois como saxofonista, elogiado por muitos, principalmente pelos que de música entendiam. Suas apresentações sempre tiveram lugar especial nos clubes da cidade, como ‘Carrapicho Yara’ e ‘Clube dos Artistas’. Quando menino, tive o privilégio de conhecê-lo. Ele me chamava de ‘garrotinho’. Cresci e era sempre um grande prazer quando o encontrava para pequenos bate-papos. Homem de fé, católico, participou de Concílio da Cristandade no Mosteiro de Jequitibá. Na qualidade de vereador, tive a honra de indicar o nome desse ilustre calmonense, de coração, para uma das ruas de nossa cidade, que hoje compõe as crônicas Pedras de Minha Rua. A rua Leovigildo de Oliveira Silva fica localizada no bairro Jardim São Paulo (Rua 01).