Pedras de Minha Rua – Miguel Carlos Isabella

A cidade de Miguel Calmon, no período pós-guerra, ganhou um filho ilustre de origem italiana, que aqui chegou trazendo em suas malas uma preciosa visão de futuro e um grande desejo de promover o desenvolvimento econômico das terras de Canabrava. Com essa ideologia, Miguel Carlos Isabella construiu três grandiosos prédios para comercialização de vários produtos. Em um desses depósitos, eram comercializados vários cereais produzidos em nossa terra e região como mamona, ouricuri, feijão, milho, café e outros produtos que eram escoados, através de caminhões ou nos vagões da Leste Brasileira, para a capital do estado, onde o empreendedor tinha uma filial. Em um outro depósito, era armazenada toda a produção de sisal do município e região, beneficiando, dessa forma, a cordoaria de nossa cidade com a fabricação de cordas de todas as espécies. Neste mesmo prédio, também era fabricada a corda de fumo, um de nossos produtos de exportação. No terceiro depósito eram fabricados os derivados de milho – creme, fubá e farelo de milho. Além desses produtos, também havia espaço para a farinha de mandioca, que era processada e vendida nos grandes centros. Os depósitos da Empresa M. Isabella & Cia Ltda empregavam mais de 150 homens. A inauguração desse grandioso empreendimento aconteceu no dia 17 de julho de 1949, com a seguinte programação: 5h – Alvorada; 10h – Missa Solene; 15h – Solenidade oficial de inauguração e às 20h – Baile para toda a sociedade calmonense, sem distinção de classe social (assim dizia o convite). O movimento comercial nos depósitos Miguel Isabella eram tão intensos, que muitas vezes era possível contar cerca de vinte caminhões estacionados para serem carregados. Na qualidade de grande empreendedor, Miguel Carlos Isabella foi prefeito de nossa cidade. Muitos ainda se lembram das músicas feitas para sua campanha eleitoral. Entre elas: “Nosso povo quer Miguel Isabella, ele é trabalhador/ Votaremos em Miguel Isabella para Miguel Calmon ter um futuro promissor/ Miguel Isabella vem aí/ Miguel Calmon está cheio de glória, já contamos com a vitória”. Administrando o município entre 1958 e 1962, deixou uma grande marca com a construção do Colégio Municipal Nossa Senhora da Conceição. Casado com Astréa Solylia Pinto Isabella, juntos tiveram os filhos: Carlos Isabella, Icléia, Celeste, Silvio Valdete e Cibele. Miguel Carlos Isabela foi uma pessoa muito querida, adorava um cigarrinho (Carlton) e, nas horas vagas, a televisão era sua distração. A caridade também fazia parte de sua vida, ajudando, constantemente, os mais necessitados. Essa é mais uma crônica do livro Pedras de Minha Rua que conta em um breve relato a vida desse homem que deixou a sua contribuição na história de nossa Miguel Calmon, como cidadão calmonense – título que recebeu da Câmara Municipal de Vereadores.